Você pode ajudar divulgando o blog em suas mídias sociais, email`s etc... PARTICIPE!. Ajude o Kaio divulgado nossas campanhas. Procuramos um doador compatível.Seja um doador de MEDULA você também. Salve vidas.Você pode ajudar divulgando o blog em suas mídias sociais, email`s etc... PARTICIPE!. Ajude o Kaio divulgado nossas campanhas. Procuramos um doador compatível.Seja um doador de MEDULA você também. Salve vidas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Deputada Federal quer que doação de medula óssea seja mais divulgada

Iracema Portella apresentou o projeto que visa ao aumento do cadastro e da captação de doadores
Deputada Iracema Portella 
         Deputada Iracema Portella
 
A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) apresentou na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) n° 1458, de 2011, que estabelece a obrigatoriedade de divulgação pelos bancos de sangue, pelos serviços de hemoterapia e outras entidades afins, de informações a respeito da doação de medula óssea no Brasil.

Tendo em vista a enorme demanda por transplantes de medula óssea por parte de pacientes portadores de doenças hematológicas, malignas ou benignas, hereditárias ou adquiridas que afetam as células do sangue, o Projeto visa ao aumento do cadastro e da captação de doadores daquele tecido, entre os doadores de sangue que acorrem aos hemocentros e outras entidades afins.

As chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 35%, e quando isto não ocorre, a solução é procurar um doador compatível entre os grupos étnicos semelhantes. Só que, neste caso, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. E é consenso entre os especialistas que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Essa situação torna obrigatória a coleta e armazenamento de informações sobre o maior número de medulas possível. Com esta finalidade foi criado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea - REDOME, que coordena a pesquisa de doadores nos bancos brasileiros.

Fica clara assim a enorme relevância em se ampliar ao máximo o processo de se fazer chegar a toda a população essas informações fundamentais, para que mais e mais brasileiros se tornem conscientes e sensíveis acerca da doação.

"Desse modo, espero contribuir para aumentar a captação de possíveis doadores de medula óssea, já que o indivíduo que se propõe a doar sangue já se mostra, na grande maioria dos casos, sensível às necessidades do próximo. E é com este espirito de solidariedade que apresento esta proposta", explicou a deputada piauiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário